Ignorancia.

     Segundo o dicionario ser ignorante é : “Ignorante, é o indivíduo que não sabe”; “aquele que não tem conhecimento de algo”; é “quem desconhece”; etc.
     Segundo alguns filósofos,  o ignorante estabelece critérios que desqualifica o conhecimento alheio em favor de sua falta de conhecimento. Ele faz idéias falsas sobre si, e o mundo que o cerca, de forma errônea e deturpada. Ainda sobre a Ignorância, dizem outros sábios (quase inexistem sábios nos dias atuais) que: “       Ignorância é não saber, não querer saber ou ignorar o conhecimento científico provado e comprovado por métodos científicos e pela lógica. Embora, na linguagem popular e como termo de uso agressivo pelos próprios ignorantes; Ignorante é o “estúpido”,“burro”,”asno”,”idiota”,”imbecil”,”retardado”,”grosso”,”grosseiro”,etc.
  A exemplos de frases de filósofos o que é ser ignorante :
  -“Não há nada mais terrível que a Ignorância”(Goethe,1749-1832);
    -“Se me perguntar o que é a morte! Respondo-te: a verdadeira morte é a Ignorância. Quantos mortos entre os vivos!” (Pitágoras, 582-497, AC); 
   -“A ignorância é a noite (escuridão) da Mente!” (Confúcio,551-478,AC); 
  - “A diferença entre um homem sábio e um homem ignorante é a mesma entre um homem vivo e um cadáver.” (Aristóteles, 384-322, AC);
   -“Dar conselhos a um homem culto é supérfluo; aconselhar um ignorante é inútil.” (Sêneca, 65-2, DC);
   -“A sabedoria e a razão, falam; a ignorância ladra.” (Arturo Graf, 1848-1913)
    -“Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância.”(Luther King,1968);
     -“Todo aquele que não sabe, seja quem for, pode e deve entrar no rol do vulgar.” (Miguel Cervantes, 1547-1616);
   -“O tolo, quando erra,queixa-se dos outros; o sábio queixa-se de si mesmo.” (Sócrates, 469-399, AC).
   O que eu quero retratar neste texto no qual a algum tempo já estava como rascunho, mas sabe os rascunhos em que você não escreve nada e deixa apenas o titulo. Pois é, lendo a seguinte matéria como foi retirada de base para o texto que vocês estão lendo, está aqui o Artigo. de onde foi retirado.
   Mas o que eu gostaria de falar aqui é sobre o quanto as pessoas tem o seu lado ignorante e estão cada vez se tornando piores, sem idéias, sem culturas, para debater qualquer assunto, após ler um texto em uma aula no qual falava no quanto as pessoas se tornam ignorantes, sem em basamento teórico  ao invés de querer ler para acumular seus conhecimentos, aumentar elas apenas acham que sabendo o que sabem, é preciso ficar estagnada(parada) sem aumentar, sem leitura, é o que será de nós em um futuro não muito distante, se perdermos o habito da leitura? Sim por isso o mal do século está sendo a falta de leitura o que torna as pessoas cada vez mais ignorantes a ponto de não saber das coisas, querem falar, querer criticar mas quando ao certo nem sabe o real assunto, as formas de discutir, tendo um embasamento teórico. É a ignorância é um mal que está cada vez mais comum, no nosso dia a dia, na nossa vida, na convivência com outras pessoas. (...)

Ps: Olá gente sabe quando um titulo já esta a algum tempo em rascunhos e de repente retorna a ideia do post esquecido, talvez diferente mas sim está ai o post sobre Ignorância  espero que gostem, comentem. E não esqueçam o Keep Calm AND Blog está começando espero vocês lá, Obrigado a todos os 283 seguidores. :D 

7 comentários:

  1. É uma cena mais que comum no dia a dia, nos depararmos com pessoas ignorantes não tanto pela grosseria mas sim ignorância no sentido de "burrice" mesmo. Mas como diz o ditado "a ignorância é uma benção", pois quanto mais clareza temos das coisas mais sofremos neste mundo.

    ResponderExcluir
  2. ah Ana, a ignorância parece que virou moda nesse século ..
    a falta de saber, e a falta de querer saber o que é ainda pior !
    o post ficou ótimo, parabéns (:

    http://leideanediniz.blogspot.com ;*

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente existem muitas pessoas assim, que acham que sabe tudo, que sempre tem razão.

    A ignorância faz parte de uma sociedade de certa forma também ignorante, que permanece muitas vezes com os mesmo preconceitos, pensamentos retrógrados, parecem estacionarem, sem querer evoluir a forma de pensar e agir.

    Adorei o texto!

    Beijos, tenha um abençoado final de semana.

    http://luzia-medeiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Realmente,as pessoas mudaram muito, e parece que a ignoração também vem tomando conta das pessoas, e isso torna tudo muito chato. Mas fazer o que né ? k. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, a ignorância tomou conta da humanidade. O pior de tudo é que as pessoas não se importam com isso.

    Beijo

    O mundo sob o meu olhar

    ResponderExcluir
  6. Ana, sempre estou observando, e mais uma vez, tu arrasa em um post. Tão jornalistico, atual, e opinativo. Excelente!

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo este post. Concordo com a Pâm,ficou bem jornalistico (:
    Bjs.
    http://www.avidaemletras.com/

    ResponderExcluir

Obrigado a todos que comentem, aos que me seguem e até mesmo os que visitam raramente, fazem parte da história deste blog!